A vacina contra a COVID-19 tem efeitos secundários?

É provável que já se tenha questionado sobre quais os efeitos secundários que pode esperar da vacina contra a COVID-19… Sabe quais são ?

Tal como qualquer outro medicamento ou outra vacina, também a vacina contra a COVID-19 pode ter reações adversas ou efeitos secundários. A maioria destes efeitos ou reações são ligeiras e de curto prazo e nem todas as pessoas as identificam.

Todas as vacinas, ao estimular as nossas defesas, isto é o nosso sistema imunitário, podem causar efeitos secundários ligeiros e de curta duração. 

No caso da COVID-19, alguns dos indivíduos vacinados nos ensaios clínicos, relataram ter sentido:

  • dor no local de injeção;
  • fadiga;
  • dor de cabeça;
  • dores musculares;
  • dor nas articulações;
  • febre.

Outros efeitos como vermelhidão no local da administração da vacina e náuseas ocorreram em menos de 1 em cada 10 casos. Geralmente estes efeitos desapareceram ao fim de 24 a 48 horas. Embora possa surgir febre por 2-3 dias, uma temperatura alta (igual ou superior a 40º C) é rara e pode indicar que tem COVID-19 ou outra infeção. Faça portanto uma automonitorização de sintomas. Em caso de persistência dos sintomas ou se surgir outra reação que o preocupe, contacte o seu médico assistente ou a Linha SNS24 (808 24 24 24). Em caso de emergência contacto o 112 e contextualize a sua situação atual de doença.

Se procurar aconselhamento de um médico, enfermeiro ou farmacêutico, informe-os sobre a sua vacinação para que possam avaliá-lo adequadamente.

Também pode reportar qualquer efeito adverso da vacina através do Portal de Notificação de Reações Adversas (RAM) do INFARMED, I.P.

Fonte: DGS

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos